Brasil registra mais de 154 mil focos de calor em 2024, com destaque para a Amazônia e o Pantanal

Estimated read time 2 min read

Brasil – O Brasil iniciou setembro com 154 mil focos de calor registrados em 2024, conforme dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A Amazônia lidera com 42,7% dos focos identificados no último final de semana, abrangendo o domingo (1º) e segunda-feira (2).

Esses números são derivados de imagens de satélite, cuja precisão varia de 375 metros quadrados (m²) a 4 quilômetros quadrados (km²), o que significa que cada foco pode representar várias frentes de fogo. Em alguns casos, uma grande frente de fogo pode ser captada por mais de um satélite, gerando múltiplas detecções de focos.

Comparado com o boletim anterior do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), divulgado no sábado (31), os focos de calor aumentaram consideravelmente desde o registro de 112 mil focos até o dia 27 de agosto. Apesar da Amazônia ser o bioma mais impactado, devido à sua vasta área, o município de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, foi o mais afetado, com 4.245 focos no bioma Pantanal. Apuí, no Amazonas, foi o segundo município mais atingido, com 3.401 focos até o final de agosto.

O Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ) informou que, até agora, mais de 5,5 milhões de hectares da Amazônia foram consumidos pelo fogo em 2024, enquanto o Pantanal já perdeu 2,5 milhões de hectares.

Foto: depositphotos.com / ALesik/ reprodução/ Internet

You May Also Like

More From Author