Crise Ambiental no Brasil: Uma Pandemia de Incêndios

Estimated read time 2 min read

Brasil – O Brasil está enfrentando uma crise ambiental sem precedentes, com uma “pandemia de incêndios” que tem devastado várias regiões do país. A combinação de uma seca histórica e o uso do fogo em atividades agropecuárias resultou em um aumento alarmante dos focos de incêndio.

Aumento dos Incêndios

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o número de focos de incêndio mais que dobrou em 11 estados e no Distrito Federal entre janeiro e setembro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. No Sudeste, por exemplo, os incêndios aumentaram em 400%.

Impacto na Amazônia

Na Amazônia, apenas 15% dos incêndios estão ligados ao desmatamento. A maioria é causada por atividades agropecuárias e condições de seca extrema. A fumaça resultante dessas queimadas tem se espalhado por todo o país, afetando ecossistemas no Pantanal, Cerrado e na própria Amazônia.

Medidas do Governo

Em resposta à crise, o presidente Lula visitou a Amazônia para anunciar novas medidas de combate às queimadas e à seca. Entre as ações previstas estão o aumento da fiscalização e a implementação de políticas de prevenção e controle de incêndios.

Consequências para a População

A fumaça das queimadas tem causado problemas respiratórios em várias regiões, além de prejudicar a qualidade do ar e a visibilidade. A população local está sofrendo com os efeitos diretos dessa crise ambiental, que também ameaça a biodiversidade e a sustentabilidade dos recursos naturais.

Foto: Jader Souza/AL Roraima

You May Also Like

More From Author