Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participará da COP 29, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas, marcada para ocorrer de 11 a 22 de novembro no Azerbaijão. Em seu lugar, o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, representará o Brasil no evento.
A decisão de Lula de cancelar a viagem não está associada ao recente acidente doméstico que o impediu de cumprir compromissos oficiais. De acordo com o Planalto, o presidente optou por focar em outros compromissos internacionais, como a reunião da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) no Peru, a partir de 28 de novembro, e o encontro do G20, que acontecerá no Rio de Janeiro entre 18 e 19 de novembro.
O presidente tem mantido sua agenda de trabalho com limitações devido ao incidente, despachando do Palácio da Alvorada na última semana e visitando o Planalto apenas para o anúncio do acordo de Mariana. Ele passará por uma nova avaliação médica nesta quarta-feira (30) no Hospital Sírio-Libanês, mas o quadro é considerado estável, e ele segue liberado para o trabalho.