María Corina Machado propõe garantias e salvo-conduto para que Nicolás Maduro deixe o poder

Estimated read time 2 min read

Venezuela – A líder oposicionista venezuelana María Corina Machado anunciou nesta sexta-feira (9) que está disposta a oferecer “garantias, salvo-conduto e incentivos” para facilitar a saída do presidente Nicolás Maduro do poder. Machado, que busca provar que o candidato da oposição, Edmundo González, venceu Maduro nas eleições de 28 de julho, também se mostrou aberta a uma “transição negociada” de poder.

Em uma entrevista recente, Machado destacou a importância de unir a nação durante esse processo de transição, que ela descreveu como “complexo e delicado”. Ela também fez um apelo à comunidade internacional, pedindo mais apoio para validar a reivindicação de vitória da oposição e responsabilizando os atores internacionais pelo que acontece na Venezuela.

Em resposta às declarações de Machado, o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, ofereceu “asilo político” a Maduro e sua família, caso ele decida deixar o país.

O ambiente político na Venezuela continua tenso, especialmente após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), acusado de ser influenciado pelo chavismo, proclamar a vitória de Maduro com 52% dos votos. No entanto, o CNE ainda não publicou as atas oficiais das eleições, alegando que seu sistema foi hackeado.

María Corina Machado, que permanece escondida por temer por sua vida, concedeu a entrevista por meio de áudios enviados à agência de notícias. Ela segue determinada a avançar com sua estratégia de negociação para uma transição pacífica no país.

Foto: Reprodução/internet

You May Also Like

More From Author