Polícia Federal Desencadeia Operação Cativos para Combater Crimes de Redução à Condição Análoga à de Escravizado em Itacoatiara

Estimated read time 2 min read

Amazonas – Nesta terça-feira (27), a Polícia Federal deflagrou a Operação Cativos com o objetivo de reprimir crimes de redução à condição análoga à de escravizado em um instituto localizado na cidade de Itacoatiara, no Amazonas.

A ação envolve 25 policiais federais, que cumprem três mandados de busca e apreensão em locais estratégicos identificados durante as investigações. Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da SJAM.

De acordo com as apurações, os responsáveis pelo instituto destinado à recuperação de dependentes químicos submeteriam os internos a condições degradantes de higiene, sem alimentação adequada, forçando-os a realizar trabalhos e explorando a imagem deles em transmissões ao vivo nas redes sociais. Essa exploração tinha como objetivo obter engajamento e recursos financeiros de doadores.

A Operação Cativos conta com a participação do Ministério Público do Trabalho, do Ministério do Trabalho e da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – SEJUSC-AM.

Essa ação reforça o compromisso das autoridades em combater práticas que atentam contra a dignidade humana, garantindo a proteção dos direitos fundamentais e o cumprimento da legislação trabalhista.

foto: divulgação

You May Also Like

More From Author