Prefeitura de Manaus empossa eleitos no Conselho Municipal de Juventude 

Estimated read time 3 min read

Manaus – Em uma cerimônia realizada no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME), oficializou nesta quinta-feira a nova composição do Conselho Municipal de Juventude (CMJ) para o biênio 2024-2026.

Participação do Prefeito David Almeida

O evento contou com a presença do prefeito de Manaus, David Almeida, que destacou a importância da posse dos novos conselheiros e a ampliação das ações voltadas para a juventude na cidade. “Parabéns aos conselheiros que estão sendo empossados, estamos aqui para renovar os nossos compromissos com a juventude. Nossa meta é ampliar as ações da nossa prefeitura com essa juventude. Vemos aqui uma juventude engajada, comprometida com o social, ambiental, cultural, e queremos dar oportunidade para que essa juventude se fortaleça e se desenvolva em políticas educacionais, ambientais, esportivas, culturais e de lazer”, afirmou o prefeito.

Composição e Função do CMJ

O Conselho Municipal de Juventude é composto por 30 conselheiros titulares e 30 suplentes, divididos igualmente entre representantes do poder público e da sociedade civil. Este órgão autônomo, permanente, consultivo e deliberativo é vinculado à FME e tem como objetivo discutir, elaborar e executar políticas públicas voltadas para a juventude.

Discurso do Novo Presidente do CMJ

Daniel Vasconcelos, o novo presidente do CMJ, ressaltou a importância da colaboração entre sociedade civil e poder público. “A sociedade civil junto com representantes do poder público vão trabalhar em conjunto para desenvolver políticas públicas para a juventude. Através do Conselho, a juventude manauara terá voz dentro da gestão, possibilitando uma gestão mais participativa e desenvolvendo ações concretas de políticas públicas para os jovens”, destacou Vasconcelos.

Representação dos Povos Originários

Dã Kokama, conselheiro dos povos originários, enfatizou a necessidade de ampliar o acesso às políticas públicas em sua aldeia. “Havia muito tempo que o conselho não estava ativo e agora, na gestão do prefeito David, ele foi reativado. Estou aqui para representar minha aldeia, os povos originários, e meu objetivo é levar políticas públicas para dentro da aldeia e das comunidades”, afirmou.

Objetivos Futuros

A nova composição do CMJ visa trabalhar ativamente na elaboração de propostas e programas que possam beneficiar os jovens de Manaus. Com um foco em políticas educacionais, ambientais, culturais e de lazer, o Conselho pretende ser um canal efetivo de participação e desenvolvimento para a juventude da cidade.

A cerimônia de posse marca o início de um novo ciclo de engajamento e trabalho colaborativo para a construção de um futuro melhor para os jovens de Manaus.

Com informações de: Beathriz Torres / Semcom

Fotos de : Dhyeizo Lemos / Semcom

You May Also Like

More From Author