Primeiras ecobarreiras da prefeitura já coletaram 60 toneladas de resíduos e protegem o Rio Negro

Estimated read time 3 min read

Manaus – Na manhã deste domingo, 19 de maio, a Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou o serviço de transbordo de resíduos retirados dos rios e igarapés da capital ao longo dos últimos 30 dias. A ação foi acompanhada pelo prefeito David Almeida e pelo secretário da Semulsp, Sabá Reis.

Redução de Resíduos com Ecobarreiras

A prefeitura espera uma redução significativa na quantidade de resíduos coletados devido à instalação de ecobarreiras nos igarapés da cidade. Atualmente, cerca de 500 a 700 toneladas de resíduos sólidos são recolhidos mensalmente. Com as ecobarreiras instaladas em 33 igarapés, a meta é reduzir essa quantidade em até 70% a 80%.

Segundo o prefeito David Almeida, as três ecobarreiras já instaladas permitiram a coleta de aproximadamente 60 toneladas de lixo, que foram impedidas de chegar ao rio Negro. “A intenção com as ecobarreiras é reter o lixo antes que ele atinja o rio Negro, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente. Além disso, o lixo retido pode ser reciclado, diferentemente do lixo já contaminado que chega ao rio”, afirmou Almeida.

Próximas Ecobarreiras

Novas ecobarreiras serão instaladas nos igarapés do Quarenta, Passarinho e Franco, localizados nas zonas Sul, Norte e Oeste de Manaus, respectivamente. Esse esforço faz parte do projeto Anjos da Floresta, que visa a recuperação dos mananciais da cidade em um prazo de 10 a 15 anos. Além de beneficiar o meio ambiente, a iniciativa pode reduzir os gastos com limpeza pública em até 20%, desde que acompanhada de uma conscientização da população sobre o descarte correto de resíduos.

Coleta Agendada

Para evitar o descarte irregular de grandes volumes de resíduos, a Semulsp oferece um serviço de coleta agendada. “Se você tem material de grande porte para descartar, como colchões, geladeiras ou televisores, a prefeitura realiza a coleta agendada. Basta ligar para a Semulsp e agendar a retirada diretamente na sua casa”, explicou o prefeito.

Consciência Ambiental

O secretário Sabá Reis destacou a importância das ecobarreiras para a conscientização ambiental da população. “Espero que as ecobarreiras sirvam não apenas para reter o lixo, mas também para educar a população sobre a importância da preservação ambiental. A água é vida, e o lixo também mata”, declarou Reis.

Inspeção no Passeio do Mindu

Na manhã deste domingo, o prefeito David Almeida também inspecionou a retirada de resíduos da ecobarreira instalada no Passeio do Mindu, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus. A barreira estava acumulada devido à quantidade de lixo trazido pela força das águas das chuvas recentes.

Os resíduos recolhidos pelas equipes da Semulsp foram transportados do porto Trairi, no bairro Compensa, zona Oeste, até o Aterro Sanitário Municipal, localizado no quilômetro 19 da AM-010 (Manaus – Itacoatiara).

A iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura de Manaus com a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, ao mesmo tempo que busca soluções sustentáveis para a gestão de resíduos sólidos na capital amazonense.

Foto: Reprodução

Com as fotos de Phil Limma e Dhyeizo Lemos/Semcom

e a informação de  Geraldo Farias/Semcom

You May Also Like

More From Author